365 Agro Global Information
Acessibilidade: 
Bem vindo!
Nome_Patrocinador
 
terça-feira, 24 de Outubro de 2017  |  Actualizado às 16:18

Atualidades

Já existe uma etiqueta que indica o estado de conservação dos alimentos

Um grupo de investigadores acaba de apresentar uma nova etiqueta alimentar inteligente capaz de controlar a degradação dos alimentos e permite aos consumidores saber o estado de conservação dos alimentos sem ter de abrir embalagem. 

A nova etiqueta tem o tamanho de um grão de arroz e pode colocar-se em qualquer tipo de embalagem, quer num pacote de leite, quer numa lata de conserva.

A etiqueta varia de cor, passando do vermelho (estado ótimo) ao verde (produto em mau estado) de forma gradual, à medida que se vai degradando o conteúdo da embalagem.

Estas etiquetas foram desenvolvidas a partir da nanotecnologia, empregando nanorods, elementos cujas dimensões oscilam ente 1 e 100 mm e são sintetizados quimicamente a partir de metais ou materiais semicondutores. Estas etiquetas também integram elementos como o ouro, o cloro de prata e a vitamina C, que reagem lentamente e de forma controlada provocando as mudanças de cor. Contudo, a produção desta etiqueta, segundo os investigadores, é bastante económica.

Esta etiqueta inteligente foi patenteada na China e os resultados preliminares foram publicados na revista científica ASC Nano.

Fonte e Foto: http://www.gastronomiaycia.com/

Consulte aqui o conteúdo integral da notícia (com vídeo)

Publicada: 20-03-2014 15:00