365 Agro Global Information
Acessibilidade: 
Bem vindo!
Nome_Patrocinador
21 de agosto de 2020  |  Actualizado às 18:59

Você está aqui: Conteúdos Técnicos » Pecuária » Produção Animal » Outras Espécies


Sabia que...

O Helix Aspersa ou "caracol de jardim" é uma espécie nativa da região do Mediterrâneo e da Europa Ocidental, do noroeste da África e da Península Ibérica até à Ásia Menor e ao norte das Ilhas Britânicas.

A esperança média de vida de um Helix aspersa é entre 4 a 5 anos.

Em média um Helix aspersa demora cerca de 1 hora a percorrer entre 4 a 10 metros.

O seu biorritmo em estado selvagem divide-se em três períodos distintos: o período de actividade (durante a Primavera, Verão e Outono), o de estivação (estado em que as suas funções biológicas são reduzidas ao mínimo e que pode durar de um a seis meses) que decorre dentro do período de actividade sempre que as condições de temperatura e humidade não sejam as mais propicias ao seu desenvolvimento e o período de hibernação, durante quase todo o Inverno.

Durante o período de actividade o Helix aspersa desenvolve-se com temperatura amena, entre os 18ºC e os 22ºC e uma humidade atmosférica elevada, entre os 70% e os 80%, sendo esta a razão pela qual os podemos observar após um período de chuva, mas quando estas condições não estão presentes e a temperaturas é elevada e humidade reduzida entram em estivação até que os valores ideais sejam novamente atingidos. Contudo o caracol de jardim comum suporta temperaturas elevadas desde que estas sejam acompanhadas por um aumento de humidade. Abaixo dos 10ºC o caracol hiberna e abaixo dos 0ºC congela e morre. 

O Helix aspersa é ovíparo, podendo originar anualmente cerca de duzentos ovos com uma taxa de eclosão na ordem dos 50%, ou seja, cem novos caracóis. O acasalamento e postura entre dois caracóis ocorre entre duas a quatro vezes por ano dependendo maioritariamente das condições climatéricas variando a quantidade de ovos por postura de indivíduo para indivíduo.

Recentemente, este caracol ganhou popularidade, devido à utilização da sua baba, na industria coméstica.

Data: 18/02/2014